O tlist é um sistema que possui os recursos essenciais para a gestão de pequenos comércios. É também um emissor de NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica).
(ATENÇÃO PDV+ OU Navi Vendas são mesmo Produto tlist com cores e nome diferentes)
Neste tutorial você verá:
- Passo a passo para criar sua conta.
- Configurações iniciais do sistema.
- Módulo Produtos -> recursos básicos para criação de um produto.
- Módulo Caixa -> como realizar uma venda rápida e acesso aos recursos do módulo Caixa.
Tela inicial
Ao abrir o sistema pela primeira vez, você terá 3 opções:
- Dados fictícios: modo de testes para simulação do sistema.
- Ativar conta: para criar nova conta ou para quem já criou sua conta e deseja fazer login no dispositivo.
- Restaurar backup: para quem tem o backup salvo no dispositivo e deseja recuperá-lo.
- Clique em Ativar conta para assinar o sistema.
![](https://assets-global.website-files.com/632c6bda4302ef4ef0ee062d/64e5203b416719efe914018a_Navi-tela%20inicial.png)
Ativar conta
Para ativar a conta você deverá efetivar a assinatura no sistema.
- Informe seu CPF ou CNPJ da empresa.
- Clique em Ativar.
O CNPJ permite o uso de recursos extremamente importantes, como a emissão de Notas Fiscais, por exemplo. Caso cadastre-se com um CPF, você não terá possibilidade de configurar NFC-e no sistema.
![](https://assets-global.website-files.com/632c6bda4302ef4ef0ee062d/64e6177329b52b698a3e40cf_Sequence-02_1.gif)
Cadastro e assinatura
- Escolha se sua assinatura será mensal
- Informe os dados de sua empresa.
- Informe ID da maquina de cartão (caso utilize).
Lembre-se de informar seu principal e-mail, pois é para ele que enviaremos o Código de verificação para ativar a conta no seu dispositivo.
Verificação de e-mail
- Informe o Código de verificação enviado para seu e-mail.
O Código de segurança tem 4 dígitos e será enviado por tlist (naoResponda@cervantestecnologia.com.br).
![](https://assets-global.website-files.com/632c6bda4302ef4ef0ee062d/64e76ead53946902fbdf952c_validar-email.gif)
Ativação de conta no aplicativo
Volte ao aplicativo do tlist ( Navi Vendas ou PDV+), caso você tenha saído da tela de ativação, clique novamente em Ativar Conta e informe o CPF ou CNPJ cadastrado na assinatura.
- Clique em Ativar conta.
- Informe o Código de verificação enviado para seu e-mail.
![](https://assets-global.website-files.com/632c6bda4302ef4ef0ee062d/64e76f6c98af1e7fce48f964_validar-conta.gif)
Ao entrar pela primeira vez no sistema, você será guiado pelas configurações iniciais.
- Configuração de NFC-e.
- Dados da empresa.
- Usuário.
Estas informações poderão ser preenchidas agora, na criação da conta, ou posteriormente, no menu Configurações no sistema.
Configurações da NFC-e
NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica)
É um documento digital, que serve para documentar operações comerciais internas e sem geração de crédito de ICMS ao adquirente.
Consulte a contabilidade ou o responsável técnico pelas questões fiscais da empresa antes de preencher estas informações.
Para seu negócio, a emissão da NFC-e é obrigatória?
Caso “não tenha obrigatoriedade“, clique em Pular.
Caso sua resposta seja “Sim“, realize a configuração de NFC-e inicial.
- Clique em Habilitar NFC-e.
- Preencha os campos conforme suas informações.
- Clique em Continuar.
Se você deseja informar os dados do pagamento feitos na smart POS na emissão da NFC-e, em Informações POS, clique em Habilitar e configure os Campos Obrigatórios e Instituições Financeiras.
Se você estiver utilizando o tlist em uma smart POS homologada, este passo não é necessário pois a comunicação é automática.
![](https://assets-global.website-files.com/632c6bda4302ef4ef0ee062d/64e7a01e3c264f62e144cf1b_nfce.gif)
Certificado Digital (tipo A1)
É um arquivo digital que serve como uma espécie de identidade virtual da empresa. Garante a autenticidade e autoria das movimentações online.
CSC (Código de Segurança do Contribuinte)
É usado para garantir a autenticidade do DANFE da NFC-e.
Código Token
É uma senha alfanumérica. Ela garante à empresa que sua NFC-e não será falsificada ou usada por outros. Também possibilita ao consumidor, a conferência da NFC-e pela leitura do QR Código no comprovante recebido.
Série e Último número
Identificam a série atual e o último número da Nota emitida.
Empresas que já emitiram Notas, informam estes dados para que o sistema siga a continuidade da numeração.
Ambiente de homologação
Serve para realizar testes nas emissões de seus documentos, pois quando o ambiente está como “Homologação” as Notas Fiscais emitidas não terão validade jurídica.
Em alguns estados, a SEFAZ exige que sejam emitidas algumas Notas em homologação antes de começar as emissões em “Produção”.
Dados da empresa
- Informe se sua empresa é do segmento do Varejo ou Bares e Restaurantes.
- Informe os dados de sua empresa para uso no sistema.
- Clique em Continuar.
Essas informações são importantes para outros recursos do sistema, como XML da Nota, comprovante do cliente entre outros.
![](https://assets-global.website-files.com/632c6bda4302ef4ef0ee062d/64e76eec98af1e7fce484ab1_dados-empresa.gif)
Inscrição Estadual
É um registro que identifica para a SEFAZ, do respectivo estado, que uma empresa é contribuinte do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que é um imposto estadual.
É obrigatório para empresas que trabalham com circulação de mercadorias.
Usuário
Crie um usuário administrador. Este usuário terá acesso completo ao sistema.
- Informe o nome do usuário.
- Informe o login.
- Defina a senha de acesso.
- Confirme a senha de acesso.
- Informe a comissão (opcional).
Você poderá criar outros usuários com diferentes perfis e permissões de acesso ao sistema através do menu Configurações.
Caso não deseje criar usuários, clique em PULAR, no canto superior direito da tela.
![](https://assets-global.website-files.com/632c6bda4302ef4ef0ee062d/64e7ae30e778acee26b6a6e5_usuario.gif)
Bem-vindo à tela inicial
Aqui você terá acesso aos principais recursos do tlist.
![](https://assets-global.website-files.com/632c6bda4302ef4ef0ee062d/64e7b132297f1c7f395f5371_dashboard.jpg)
Módulos
- Caixa.
- Produtos..
- Clientes.
- Delivery.
- Relatórios.
- Mesas ou Comandas (quando habilitado em Configurações).
Configurações gerais
- Todas as configurações.
- Integrações.
- Atualizações.
- Histórico de versões.
Painel informativo
- Vendas realizadas.
- Totais em Caixa.
- Contas a receber.
Alertas
- Produtos em estoque mínimo.
- Notas Fiscais em contingência.
- Verificador de NCM.
- Configurações pendentes.
Sincronização com Cloud
- Status.
- Última sincronia.
Configurações
Neste menu você encontrará todas as configurações disponíveis para o tlist:
- Dados de sua empresa.
- Tipos de Usuários.
- Configurações para emissão de NFC-e.
- Configuração de Catálogo Online e Menu Digital.
- Configuração de sincronização com iFood.
- Mesas e comandas.
- Sincronização em nuvem.
- Backup dos dados.
- Grupos e subgrupos para os produtos.
- Parâmetros do seu Crediário.
- Conexão com impressora e balança.
- Central de Ajuda (acesso externo).
- entre outros.
![](https://assets-global.website-files.com/632c6bda4302ef4ef0ee062d/64e7bb86e778acee26c78db4_configuracoes.gif)
Módulo “Produtos”
Seus produtos aparecerão listados aqui, com foto, descrição, grupo/subgrupos a qual pertencem e preço.
- Clique no botão “( + )” para cadastrar novos produtos.
Nesta tela de cadastro de produtos você encontra:
- Descrição do produto.
- Grupo e subgrupo para agrupar produtos do mesmo tipo no Caixa e ajudar nos filtros dos relatórios.
- Montagem de um produto do tipo Multissabor (utiliza produtos já cadastrados para definição de sabores).
- Complementos do subgrupo (todos os produtos do um subgrupo compartilharão os complementos definidos).
- Estoque mínimo para que o sistema alerte quando alcançar esta quantidade.
- Custos, margens e preço de venda.
- Plataforma de venda, para disponibilizar o produto pelo Catálogo Online e Menu Digital.
- Cadastro de código de barras para uso no Caixa.
- Informações fiscais.
- Cadastre seus produtos preenchendo os dados conforme sua necessidade:
![](https://assets-global.website-files.com/632c6bda4302ef4ef0ee062d/64e7c59efa6bc2ae0c187ec0_criar-produto.gif)
Sempre verifique junto ao seu contador ou responsável técnico de questões tributárias da empresa, qual informação correta para cada situação.
Módulo “Caixa”
No PDV do tlist Vendas você encontra:
- Todos os produtos cadastrados.
- Opção de listar produtos de um determinado Grupo.
- Opção de busca avançada.
- Menu com opções extras no Caixa.
- Resumo da venda, com itens e quantidades listadas, além de opção de edição (através de um click).
Para realizar uma venda:
- Busque por um produto ou toque naquele que deseja incluir no resumo da venda.
- Clique em Pagamento.
- Escolha a forma de pagamento.
- Clique em finalizar.
Ao finalizar, o sistema imprimirá automaticamente o comprovante na impressora configurada e mostrará as opções para “Imprimir manualmente” e “Compartilhar”. Nesta etapa, o Caixa já está livre para a próxima negociação.
![](https://assets-global.website-files.com/632c6bda4302ef4ef0ee062d/64e8be29a8e46c39e03813d7_Caixa.gif)
Módulo Caixa no smartphone
O sistema pode ser utilizado tanto na vertical quanto na horizontal.
No módulo Caixa, a orientação da tela possibilita uma visualização diferente do PDV.
- Na vertical, a tela de produtos e resumo ficam dispostas em abas.
- Na horizontal, a tela de produtos e resumo ficam uma ao lado da outra.
![](https://assets-global.website-files.com/632c6bda4302ef4ef0ee062d/64e8f4b5b58b8db8c0b87897_Caixa-mobile.gif)
Menu geral do Caixa
Neste menu você encontrará recursos tanto para a venda em andamento, quanto para o Caixa em geral.
Recursos desta venda:
- Vincular um cliente à venda.
- Descontos.
- Observações.
- Recebimento de crediário.
Recursos do Caixa como:
- Negociações realizadas.
- Suprimento e sangria.
- Totais em Caixa.
- Abertura e fechamento de Caixa (através da tela de Totais em Caixa).